Nossa Historia.

Historia, Estrutura e objetivos do Ministério Resgate Jovem:

Há aproximadamente 3,5 anos, alguns membros da Primeira igreja Batista em Tarumirim idealizaram um projeto para tentar alcançar os jovens desta cidade. Então em uma reunião surgiu o Ministério Resgate Jovem, que teve a participação inicial de um pequeno grupo de jovens que já eram membros da igreja.

Após alguns meses da formação do ministério, os trabalhos não andavam muito bem e alguns problemas e muita dificuldade em atrair mais jovens a participar entao o projeto foi repensado e a partir daí começamos uma nova historia neste ministério, nova diretoria e novas idéias.

Nesta nova etapa, já com outras pessoas participando começamos a organizar partidas de futebol, viagens para shows evangélicos, retiros espirituais, festas gospel dentre outras.

Neste período o projeto atendia uma media de 60 a 75 jovens e adolescentes, hoje este projeto chega a atender mais de 120 jovens e adolescentes de nossa comunidade.

* Objetivos do projeto:

1 Anunciar o evangelho de Cristo;

2 Demonstrar aos jovens que é possível ter uma vida saudável e responsável;

3 Desmistificar que o “jovem crente” é careta, antiquado;

4 Auxiliar nos problemas pessoais, familiares e sociais;

* Parâmetros:

1.0 Anunciar o evangelho de Cristo;

1.1 A ordenança



“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

O projeto apresenta, de uma forma atualizada e usando uma linguagem objetiva, os benefícios de se levar uma vida instruída pelo Espírito Santo de Deus e a necessidade de se aceitar a Jesus como único e suficiente Salvador.



1.2 A estratégia:

“E não sede conformados com este mundo, mas sedes transformado pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.” Romanos 12: 2 a 8

A estratégia consiste em não fazer distinções entre os jovens e adolescentes, respeitando a individualidade de cada um deles, e mostrar que cada um tem seu valor, que são capazes de coisas inimagináveis quando se dedicam com um objetivo certo.

2.0 Demonstrar aos jovens que é possível ter uma vida saudável e responsável;

2.1 Respeito pela vida:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1 Cor 6:19

Com a pratica de esporte e atividades de competição (gincanas, torneios de futebol, vôlei, dentre outras), fazemos pequenas palestras sobre assuntos que esclarecerão duvidas sobre atitudes e ações que eles praticam ou podem vir a praticar que os levaram a um caminho onde a volta e muito difícil (droga, prostituição, brigas, pequenos furtos, desrespeito dentro e fora de casa, etc.). Com a conscientização de que eles são responsáveis pela moradia do Espírito Santo de Deus e que tem como objetivo manter bem esta “casa” tornou mais fácil o combate ao uso de drogas e evitamos a prostituição e promiscuidade entre eles.

3.0 Desmistificar que o “jovem crente” é careta, antiquado;

3.1 Alegria em servir a Deus unicamente:

“Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” Hebreus 1:9

“E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.” I Reis 1:40



Este objetivo implica em demonstrar que o jovem não tem necessidades nem deve freqüentar locais onde imperam as hostes de Satanás, ambientes onde a prostituição, as drogas, bebidas alcoólicas estão presentes. Daí, organizamos festas e viagens para shows gospel em cidades vizinhas e principalmente realizamos em nossa cidade estes tipos de eventos.

4.0 Auxiliar nos problemas pessoais, familiares e sociais;

4.1 Formação e reestruturação do caráter:

“Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.” Marcos 8:25

O projeto conta com o apoio de pastores e psicólogos formados que dão cobertura no tratamento de traumas e vícios, alem de contar ainda com a ajuda de outras pessoas e órgãos que proporcionam a acolhida e internação de viciados, se for o caso. Auxilia a família do adolescente na recuperação dele e da família.

* Funções das pessoas envolvidas:

Pastor Thiago Miller coordenador geral da igreja (líder espiritual)

Alfraim foi o primeiro líder do Ministério e cuidava da parte de cultos e visitas nos lares.

Selma, como esposa do Alfraim, fazia parte da liderança e acompanha-o nas programações.

Kamila é secretaria da igreja e auxilia na organização do Ministério.

Eu sou o responsável pela organização dos eventos que tangem o esporte, entretenimento e lazer dos jovens, dentro e fora da igreja

Douglas nessa nova fase do MRJovem é responsavél pela construçao digital do ministerio.

* Repercussão do projeto:

Trouxe muitos benefícios para a sociedade, auxiliou na recuperação de vários jovens e ate de famílias dentro do município. Um dos projetos do ministério realizados na quadra poliesportiva municipal realizou 02 (dois) torneios de futebol no ano passado (2009), que contaram com a participação de mais de 130 jovens, ainda tivemos uma platéia de aproximadamente 350 pessoas nas arquibancadas da quadra, fato inéditas no município. Costumeiramente não se era possível que famílias inteiras fossem assistir a uma partida de futebol, pois havia ali um ambiente onde só se ouvia palavras de baixo calão e muitas brigas porem após o inicio do trabalho semanal realizado aos sábados com os freqüentadores isso deixou de ocorrer. Ja neste ano realizamos uma festa gospel que abalou a estrutura deste municipio a "BLACK AND WHITE", onde tivemos a participaçao de uma banda de axe gospel de GOV Valadares e ainda de dois grupos de HIP HOP de Ipatinga que honraram a JESUS CRISTO com os dons deles.

* Programações básicas do Ministério:

1 Toda terça-feira a partir das 09:00 horas atendimento psicológico e pastoral na Igreja;

2 Todos os sábados das 14:00 as 17:00 horas na quadra Poliesportiva do Município - projeto atletas de Cristo;

3 Todos os sábados a partir das 19:00 na Primeira Igreja Batista em Tarumirim - culto dos jovens (Festas e outras programações)

4 Todos os domingos das 08:30 horas Escola Bíblica Dominical.

5 Visitas programadas nos lares.

E tem muito mais....
 
 
Clayton Batalha - Provissóriamente Lider do MRJovem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário será avaliado antes de ser postado para evitar qualquer tipo de ""brincadeira"", palavras ofensivas e coisas desse tipo não serão postados.